
Aqui é o endereço de 760 mil almas, gente morena de todas as raças e credos, unidas pelos sonhos comuns de oportunidade, prosperidade e paz.
Campo Grande é o lugar onde as culturas se fundem, agregando com suavidade contrastes e afinidades transplantadas para cá por imigrantes vindos de todos os cantos da terra. Este é o mistério do sobá, da amizade entre o chimarrão e o tereré, da diversidade de sons, cores e sabores que constituem a argamassa da nossa alma morena.
Olhe para cima e veja as araras voando rasantes ao trânsito, pousando nas avenidas e expressando, do jeito mais barulhento que conhecem sua liberdade de voar.
A fartura das águas que atraíram os primeiros são hoje espaços urbanizados por onde serpenteiam largas avenidas. Parques lineares descansam a vista e garantem lugar cativo para o verde em meio à paisagem urbana.
Campo Grande se embebe como uma esponja da onda de progresso, mas não abre mão da nostalgia do seu passado. Nas esquinas do Mercado Municipal, nas linhas repaginadas da Morada dos Baís ou na velha estação dos trens, o tempo dobra e as recordações retornam à vida.
Campo Grande pertence à fecundidade. Está sempre se movendo para frente, em direção ao futuro, rumo ao horizonte do vir-a-ser. Ponto central no mapa do Estado, a Capital é impelida pela força do desenvolvimento que atrai negócios, gera empregos, promove a fartura e distribui qualidade de vida.
O asfalto aproxima os bairros, as escolas ensinam a construir amanhãs, os parques e praças são lições vivas de que as pessoas e o meio ambiente são partes da mesma natureza, feitas para caminhar em solene respeito e vital harmonia.
Basta percorrer as ruas com um olhar para ver que a fisionomia da cidade vem mudando rapidamente. Campo Grande não fica imóvel, está diferente a cada amanhecer. Como diria Drummond, ...Aqui vibra o sentimento de que as coisas se amaram durante a noite. As coisas se amaram. E despertam mais jovens, com apetite de viver.
A metrópole que antes existia apenas na imaginação de pioneiros visionários transformou-se em uma das melhores capitais brasileiras para trabalhar e viver.
(texto: Nelson Trad Filho)