Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Crochê como terapia

É isso mesmo!!!
O crochê e outros artesanatos tem ajudado muita gente.
A maioria de vcs sabem que a Edilene do blog Síndrome artesanato de Brasília, teve sérios problemas com a síndrome do pânico, ela relata no blog que foi o artesanato que ajudou-a na luta contra este mal e foi receita médica. Acabamos por ficar amigas devido a alguns fatores, o mesmo nome, idade parecida, o gosto pelo crochê e claro, descobrimos afinidades, conversamos sempre no msn e até parece que somos velhas amigas de infância.
no último domingo, dia 03/08, conversávamos e ela me contou da terapia que faz às quartas-feiras, e me disse que o psiquiatra responsável pelo grupo o Dr. Thales, virou fã do crochê, inclusive navega por alguns de nossos blogs à procura de novidades (ele também é super fã da Elaine), e o mais legal de tudo??? Ele também está aprendendo o crochê. Dr. Thales, desejo que tenha muito sucesso com todos os seus pacientes, o artesanato é uma ótima válvula de escape para muitas aflições, é um jeito ótimo de pensar na vida e no final ainda temos uma criação de nossas mãos para mostrar, usar, presentear ou vender.
Eu uso o crochê e o ponto cruz como um complemento da minha renda, mas sinto um enorme prazer quando produzo cada peça, seja ela um enorme tapete com 2,20m de diâmetro ou um simples e pequeno porta moedas!!!
Sucesso para vcs aí em Brasília!!!
Se vcs precisarem estou aqui!!!

33 comentários:

  1. Oi, Amiga! Não tenho síndrome do pânico, mas sou muito ansiosa, as artes em geral estão me ajudando a ser menos ansiosa, juntamente com o trabalhon de uma psicóloga, mas me ajuda muito. Não consigo resposta da minha amiga de Troquinha a Rafa Ruhbener, já mandei vários emails e ela não me responde. Moro em Aparecida, onde tem a Basílica Nacional de Nossa Senhora e tudo aui gira em torno da Santa. Queria bordar uma camiseta com a Nossa Senhora para ela, mas, não sei se ela é católica e ela não me responde e o prazo está chegando, o que faço? Só falta o trabalho feito por mim,bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Creio fielmente que tudo o que envolve artesanato é de suma importância para nós. O bem estar e a alegria em produzir alguma peça é muito prazeroso e com certeza nos fáz muito bem!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, amiga Edilene
    Você não sabe a felicidade que proporcionou a este grupo de terapia,citando-nos, nesta tarde. Ficamos alegres em saber, que além de nós proporcionar este espaço tão aconchegante, VOCÊ ainda, preocupa-se em propagar nosso trabalho.
    Dos momentos da nossa terapia, que o grupo e eu gostamos mais, é o momento do artezanato. Ao executá-lo, os pacientes, sentem-se importantes por estarem dando vida em fios, linhas, panos e etc. Este sentimento de valorização pessoal, proporciona ao paciente depressivo; força e ânimo para se levantar e lutar pela VIDA.
    Sem falar, que a descoberta do artezanato via internet, não só beneficiou os pacientes; beneficiou também, ao médico, que é um mero mortal e também precisa de uma "valvula de escape" para renovar as forças.
    Amiga Edilene, MUITO OBRIGADO, pelo seu trabalho maravilhoso, por nos deixar visitar seu blog e principalmente; por contribuir com o sucesso do tratamento da sua "chará" e de muitas outras pessoas.
    Um grande abraço,

    Dr.Thales Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Amiga, vc nos deixou emocionados....
    Tinha gente aqui, vermelhinho..rsrrs (sabe quem né?)
    Obrigada por esta grande homenagem, ficamos muito felizes...
    Através deste espaço, eu quero agradecer a VOCÊ e a TODAS AMIGAS Blogueiras que nos permitem entrar em seus blogs e nos maravilhar com tantos trabalhos lindos. Saibam que TODAS se tornaram muito importantes, na vida de pessoas, que já tiveram no fundo do poço; como eu.
    Muito obrigada minha Amiga linda, fique com Deus!

    Edilene Brasilia DF

    ResponderExcluir
  5. Ei Edilene é uma verdade tudo isso que está escrito pois em certa época de minha passei uns tempos díficeis e o croche foi meu escape,hoje estou bem e continuo amando o croche e tudo mais que faço,abraço Daise

    ResponderExcluir
  6. Olá Edilene..
    É isso aí o croche e o artesanato em si são muito bons para terapia e até fonte de renda =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Afilhada
    Adorei a postagem e a nossa querida Amiga Edilene merece essa homenagem ,ela é a prova de que o Croche e outros tipos de Artesanantos é uma grande terapia,Eu comecei a fazer croche como terapia indicação do meu médico tambem sou muito Ansiosa, sou ansiosa até demais....rrss.
    Amiga para fazer a bolsa Rosa eu usei uma linha que corresponde a 2 fios de Anne ou outra linha um pouco mais grossa...
    Bjs
    Andrea

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não tenho deixado recados mas sempre passo por aqui para saber as nividades.
    Isso da terapia é bem verdade. Depois de ter os meus gêmeos eu fiquei muito em baixo, cansaço muito trabalho, e foi os meus trabalhos que me ajudaram a abstrair os pensamentos negativos.
    è que enquanto bordo não tenho tempo de pensar em mais nada. Além do prazer enorme que sinto quando o faço.
    Tenha uma boa semana, beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi! Respondi o e-mail dela, realmente eu não estava entrando on-line. Hoje justamente entrei para pedir o endereço dela.
    Está tudo resolvido!
    Beijos
    Rafa Hubner

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga
    Vim ti trazer um abraço carregado de bençãos e ti dar um selo, voce pode ir la no meu cantinho buscar?
    Fike bem, fike com Deus
    Um abraço da amiga edinir-croche

    ResponderExcluir
  11. Olá Edilene..
    Vc como sempre incentivando a todos no artesanto..
    parabens querida..
    Te indiquei para receber um prêmio. passa lá no meu e pega tá?

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Edilene,
    Passei pra ver as novidades,
    obrigada por sua visita, seu comentário me deixa muito feliz!
    Estou colocando no correio os mimos da troquinha regional, em cima da hora, mas dentro do prazo.
    Beijos,
    bom final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga!
    Eu sou muito anciosa e o artesanato me acalma, principalmente o crochê e a pintura; sou capaz de passar horas pintando ou crochetando sem ver a hora passar... muito bom né amiga?!
    Bjokas e ótimo final de semana!!
    :)Vilma

    ResponderExcluir
  14. Oi, Edilene!
    Gostei de ler esse seu relato.
    As vezes as pessoas nem imagina que fazer um artesanato e uma boa atenção que se da a outra pessoa, faz um bem enorme.
    Tenho uma aluna que com minhas aulas proposta por uma médica fez um bem enorme pra ela, que é tão bom ver a mudança dela, me faz tão bem. Tenho alunas que vários anos está comigo e fala o bem que faz essa amizade e os trabalhos realizados. É uma ótima terapia mesmo.
    Tenha uma linda semana.
    Rosângela.

    ResponderExcluir
  15. Oiiiiiiiiiiiii......
    Estou cá para desejar-te um lindo fim de semana.

    Sonia

    ResponderExcluir
  16. Olá, amiga!
    Eu tb fiz o meu bloguinho por recomendação médica. Tb Tenho síndrome do pânico, aerofobia... e por aí vai. Raramente saio de casa e até para o supermercado uso o televendas. Às vezes até o toque do telefone e campainha me deixam paralizada. Nas raras vezes que saio de casa é para ir ao médico ou dentista. Estou agora com um novo desafio, a minha carta venceu dia cinco e tenho trinta dias para renová-la. Tremo só de pensar que preciso sair de casa. Mas, ontem eu fiz um progresso. Sem saber que o prazo da troquinha havia sido prorrogado, na companhia de minha vizinha-amiga consegui postar a minha troquinha. Fazia muito tempo que não ia ao correio. Foi cômico e embaraçador, mas consegui. Pena que ela foi desacompanha de materiais para o trabalho (tipo linhas agulhas revistas...), pois não consegui entrar numa lojinha para tal. Assim mesmo estou contente. O pouco que consegui foi um grande progresso para mim. Obrigada por ter permido que eu participasse dessa troquinha. Vc não pode avaliar o quanto isso foi importante para mim.
    Tenha um ótimo final de semana.
    Bjs.
    Dô.

    ResponderExcluir
  17. Passando pra deixar um beijo e desejar ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga.Realmente o s trabalhos manuais são uma excelente terapia e um ótimo calmante.Um bom fim de semana para voce.Richard

    ResponderExcluir
  19. ola querida... obrigada pelo elogio! beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  20. Oi querida... bom fim de semana pra ti...bjos

    ResponderExcluir
  21. Tem troquinha no meu blog.... espero vc...bjos

    ResponderExcluir
  22. Oi passei para ver as novidades e encontrei este artigo, adorei. Realmente o croche é uma grande terapia, depois de parar de trabalhar fiquei um longo tempo procurando algum tipo de artesanato que se identificasse comigo. O crochê foi o escolhido e olha me faz um bem que nem imagina.

    Super Beijos e um belo final de semana
    Ednalda

    ResponderExcluir
  23. Olá querida amiga!!! Para mim o crochê é o melhor calmante que eu conheço...se fico longe das minhas agulhas fico ansiosa...e ver o resultado pronto é maravilhoso.Bjooossss. Bom final de semana...

    ResponderExcluir
  24. Oi Edilene!

    Bom fim de semana!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Oi!!

    Pois, eu acredito que faça muito bem!!

    Eu não faço crochet, mas ando agora a fazer ponto de cruz, e é bom fazé-lo, não é??

    Hum, é bom criar com as p´roprias mãos!!

    Beijos grandes!!

    =')

    ResponderExcluir
  26. Oi Edilene
    Obrigada pelas visitas e pelo comentario que vc postou sobre a terapia.É muito importante que as pessoas cocnheçam este tipo de atividade. Sou psicologa e montei grupos ( Manaus ) terapeuticos de pacientes portadores de psoriase onde eu ensinava crochet, ponto de cruz, enquanto o grupo se reunia e colocava pra fora suas angustia, tristezas, decepçoes, desamores e até mesmo amores. . O sucesso ( melhoras) foi tão grande que vim a Florianopolis montar um grupo parecido, fui ao exterior tambem...mas....é uma longa historia....É isto mesmo...temos que gerenciar nossas emoçoes nem que seja pelo crochet...Bjs Heloisa Reis

    ResponderExcluir
  27. Ola amiga vim avisar que minha troquinha com a norma ja foi concluida ok...mil beijinhos.

    ResponderExcluir
  28. Valeu pelos elogios! E vc tem razão, artesanato é uma das melhores terapias que existem! Tenho algumas alunas que se utilizam do artesanato como forma de extravazar os males da alma, e tem dado muito certo. Talvez seja porque quando estamos fazendo algum tipo de arte, somos só nós com nós mesmas, o que leva à muita reflexão e consequentemente, à muitas mudanças e melhoras interiores, o que nos faz crecer como seres humanos!
    Bjoca e apareça sempre, Pati

    ResponderExcluir
  29. Olá, Edilene.
    Vim retribuir sua visita e te desejar uma linda, colorida e abençoada semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Olá Edilene

    Legal o relato que você fez sobre a Edilene.
    Eu sempre fiz artesanato de vários tipos, comecei este mes a fazer tratamento e terapia pois estou com depressão moderada devido ao fato de ser meu ansiosa e do stress do meu trabalho. Espero que o artesanto me ajude a sair dessa.

    bjs e boa semana
    Patty

    ResponderExcluir
  31. Oi, Edilene, vim te agradecer p/visita!Venha sempre, é um prazer! Q bom saber q mais uma amiga está na corrente p/Nile, obrigada.
    Olha, adorei seus trabalhos! Q tapetes lindos! Virei aki sempre, com certeza!
    Qto ao comentário s/terapia com artesanato, pode crer, eu estou nessa há muitos anos hehehe...O q seria de mim sem meus croches!...
    Boa semana!
    Bjks
    Lúcia

    ResponderExcluir
  32. oi amiga
    que coisa boa né!o Croch~e serve para inumeras coisas boas
    há já postei a minha troquinha viu!
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Vim lhe fazer uma visitinha, adorei este texto ele tem tudo a ver comigo,para mim o ponto cruz é uma terapia a qual tem me ajudado bastante ao longo dos anos, quando estou a bordar prático a minha paciência que é uma virtude a qual não lidava muito bem, consigo canalizar a minha concentração toda no bordado e isso alivia o meu stress do dia a dia... Aprender esta arte foi uma benção e através dela tambem consegui fazer amizades que agradeço a deus pela oportunidade que tive e tenho de conhecê-las. Por estas e outras razões que denominei os meus trabalhos de "meus mimos" eu os faço com o carinho que eles merecem...
    Adorei o seu blog... Parabéns
    Bjnhos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!!
Não esqueça de comentar, ficarei feliz!!